segunda-feira, 26 de abril de 2010

A escalada dos aventureiros


Adrenalina, diversão e segurança. É com essa filosofia que Alfredo Passos, 34 anos, trabalha como condutor de turismo de aventura. Atuando em atividade como mergulho e técnicas verticais, o bombeiro mostra que Brasília, em seus 50 anos, é cheia de adrenalina. E que o crescimento do turismo na capital do país tem garantido uma renda extra para quem sabe e gosta de desbravar o Cerrado, mesmo que seja atuando como freelancer. O trabalho nos fins de semana chega a render R$ 1.500 mensais.

O nome do cargo é condutor, porque, além de praticar o esporte, precisa dominar as técnicas que garantam a segurança dos amadores. No caso de Alfredo, o trabalho principal, no Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, o ajudou a trabalhar com turismo de aventura, além dos cursos específicos feitos por conta própria. “Os cursos básicos para praticantes costuma ter um mês. Já o de condutor, um ano”, conta.

Mesmo não vivendo apenas da profissão, Alfredo conta que tem colegas que o fazem. “É preciso ter um nome conhecido e trabalhar bastante. Existe espaço para os melhores profissionais”, pondera. Segundo o bombeiro e diretor do Clube de Aventuras Calangos do Planalto, o DF ainda possui poucas empresas de turismo de aventura, mas a prática tem crescido bastantes nos hotéis-fazendas da cidade e do Entorno.

O Rancho Canabrava é um exemplo: área de lazer para os brasilienses e um bom lugar para conseguir um emprego de aventura. Entre as opções oferecidas estão arvorismo e trilha ecológica. O salário dos condutores varia de acordo com o movimento do local. Normalmente, a diária nos fins de semana é de R$ 60. “Dependendo do mês, o movimento é maior. Mesmo em baixas temporadas, o dinheiro que recebo é suficiente para as minhas necessidades”, conta o condutor Henrique Rick.

Parcerias
Outra opção para trabalhar na área é fazer parcerias com agências de turismo de aventura. É o caso de Cristiano Fortes. O instrutor de canionismo também é freelancer, mas não está vinculado a hotéis-fazendas. Dessa maneira, ganha em média R$ 50 por pessoa atendida e R$ 150 pela diária, quando está em parceria com agências. “Trabalhar com turismo em Brasília ainda é difícil. Além do mais, a demanda de trabalho é mais frequente nos fins de semana”, conta.

Agências como a Travessia Ecoturismo e a Itakamâ são algumas que trabalham com condutores da cidade. Para serem contratados, eles precisam ter experiência comprovada na área e conhecimento em primeiros socorros, além de características comportamentais, como ser comunicativo e organizado. “É preciso comer muita pedra até ficar apto para conduzir”, brinca Maurício Martins. O proprietário da Itakamã tem 10 anos de experiência na área e cinco condutores.

O quadro de funcionários é maior na Travessia Ecoturismo. São 16 condutores que cumprem contratos com prazos determinados. “Tudo depende da demanda de trabalho que temos”, explica o diretor Ion David Zarantonelli da Silva. Para garantir o bom desempenho nas atividades oferecidas na Chapada dos Veadeiros — a 300 quilômetros da capital —, a empresa procura fazer treinamentos e simulados com seus condutores. “O objetivo é atualizarmos constantemente a qualidade técnica do trabalho, aumentando, assim, a segurança das atividades. Eles precisam estar preparados para agir com rapidez e responsabilidade em casos de emergência ou mudanças de roteiro provocadas por alterações climáticas”, explica Ion.

Diversão calculada
Os esportes de aventura não têm um grau elevado de risco e de dificuldade. Por isso, são muito praticados por amadores que estão em busca de diversão. Escalada, arvorismo e canionismo são práticas comuns. Há também os esportes radicais, como o rally, que exigem dos praticantes uma preparação mais aprofundada.
FONTE:

domingo, 18 de abril de 2010

Quatro pessoas são atropeladas em calçada esta manhã

Quatro pessoas foram atropeladas quando estavam na calçada na manhã deste domingo (18/4), em Taguatinga. O acidente ocorreu por volta de 10h30, na QNL 15/ 17. Duas crianças, uma de três e outra de sete anos, e duas mulheres, ficaram feridas.

Todos os feridos foram socorridos ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC). No entanto, os bombeiros informam que Guilherme Silva, de 4 anos, foi removido ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Guilherme sofreu um corte na cabeça e passa por exames para avaliar a necessidade de cirurgia. De acordo com a médica chefe do plantão deste domingo, Ana Rossi, o estado da criança é estável mas ele está em observação por causa dos coágulos. Ana Lúcia da Silva Souza, 24 anos, Luciene da Silva Souza, 28, e Carlos Eduardo da Silva Dantas, 7, as outras vítimas, sofreram escoriações e já tiveram alta. Ana Lúcia é mãe das duas crianças, e Luciene, tia.

O veículo envolvido no acidente é um Chevete preto, dirigido por Roger Dias Ribeiro, de 20 anos, estudante de tecnologia da informação. De acordo com relatos do condutor do veículo, que estava acompanhado do irmão de 16 anos, havia um carro ocupando as duas faixas. Ao desviar, segundo Roger, o freio não funcionou. O motorista afirma ter perdido o controle do veículo, que rodou e atingiu as quatro pessoas que estavam na calçada.

Segundo relatos dos moradores, o carro que impedia a passagem do estudante era conduzido por um policial militar, que desceu do carro com uma arma apontada para o condutor envolvido no acidente. O PM, Ricardo Clementino Bianchi, 44 anos, saiu do local e retornou, um tempo depois, em outro veículo. Segundo o policial, o primeiro carro era administrativo e ele o tinha guardado para entregar ao colega de plantão. Ricardo negou estar ocupando duas faixas da rua. Os envolvidos no atropelamento, inclusive o PM, compareceram à 17ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Norte), que investigará o caso, para prestarem esclarecimentos.
FONTE:
www.correioweb.com.br

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Como se faz um cilindro de mergulho

O QUE FAZER E NÃO FAZER EM EMERGÊNCIAS COM PRODUTOS PERIGOSO

Momentos - 2º Batalhão de Incêndio (2º BI) - CBMDF

PUBLICAÇÃO DO EDITAL N° 11/2010-DEI REFERENTE AO CURSO DE BUSCA E RESGATE EM ESTRUTURAS COLAPSADAS – NÍVEL BÁSICO - BREC TURMA “C”/2010


Anexo 3 do BG n° 72, de 19 abr. 2010
CONVOCAÇÃO PARA O CURSO DE BUSCA E RESGATE EM ESTRUTURAS COLAPSADAS – NÍVEL BÁSICO – BREC TURMA “C”/2010


EDITAL N.º 011/2010-DEI, de 08 de abril de 2010.


O DIRETOR DE ENSINO E INSTRUÇÃO, no uso das atribuições legais previstas no inciso VI, art. 22, e no inciso XIV, art. 52 do Regulamento da Organização Básica do CBMDF, aprovado pelo Decreto n.º 16.036, de 04 nov. 94, torna público a convocação para ingresso no Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas - Nível Básico - BREC TURMA “C”/2010 mediante condições estabelecidas neste edital e,
Considerando o PGC/2010 elaborado pela Diretoria de Ensino e Instrução;
Considerando a necessidade de dar prosseguimento ao projeto de capacitação de toda a tropa do CBMDF e outras Instituições nas atividades especializadas de busca e resgate em estruturas colapsadas;


1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O processo de indicação será regido por este edital em caráter excepcional, não havendo concurso para o preenchimento das vagas, haja vista a necessidade de preparação dos militares do CBMDF e outras Instituições para o fiel cumprimento do PGC/2010.
1.2. A seleção dos Oficiais, Sargentos, Cabos e Soldados do CBMDF para o BREC – BÁSICO/2010 se dará conforme indicação solicitada aos comandantes dos pretendentes, e será feita ao Diretor do Curso, de acordo com os requisitos básicos necessários e constituirá de: apresentação do resultado do último Teste de Aptidão Física, de Exame Médico específico atestando ser capaz de realizar o curso, de cópias autenticadas dos certificados de conclusão com aproveitamento nos cursos REPP (Respostas às Emergências com Produtos Perigosos), SCI (Sistema de Comando em Incidentes) e APH-B (Atendimento Pré-Hospitalar – Básico ou similares: CSU, ESU, CTE-PH).
1.3. A indicação dos militares para o BREC – Básico/2010 não garante vaga reserva para os cursos a serem realizados de acordo com o PGC/2010.



2. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A MATRÍCULA NO CURSO
2.1. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições das funções;
2.2. Possuir no mínimo comportamento classificado como “BOM”, para praças;
2.3. Não estar enquadrado (a) em quaisquer das seguintes restrições:
a) Preso (a) previamente ou flagrante delito, enquanto a prisão não for revogada;
b) Condenado (a) à pena privativa de liberdade, durante o período de realização do curso;
c) Condenado (a) à pena de suspensão de cargo ou função, prevista em Lei, durante o período de realização do curso;
d) Respondendo à Sindicância ou IPM;
e) Já possuir o Curso.
2.6. Ter obtido apto no último Teste de Aptidão Física do CBMDF, atestado por seu Comandante na ficha de inscrição.
2.7. Cumprir as determinações deste edital;
2.8. Ter sido indicado (a) pelo comandante da sua OBM diretamente ao Diretor do Curso;
2.9. Estar dentro do número previsto de vagas;
2.10. Apresentar cópias autenticadas dos certificados de conclusão com aproveitamento nos cursos REPP (Respostas às Emergências com Produtos Perigosos), SCI (Sistema de Comando em Incidentes) e APH-B (Atendimento Pré-Hospitalar – Básico ou similares: CSU, ESU, CTE-PH);
2.11. Os (as) candidatos (as) de outras instituições deverão apresentar atestado médico que comprove sua saúde física e mental para o referido curso, 01 (uma) cópia de RG e resultado de teste físico.


3. DAS VAGAS
3.1. As vagas destinadas ao BREC TURMA “C”/2010 estão distribuídas conforme o quadro a seguir:
Oficiais
02 - CBMDF
02 - EXTERNAS
04 - TOTAL
Praças
16 - CBMDF
04 - EXTERNAS
20 - TOTAL

4. DA INSCRIÇÃO NO CURSO
4.1. Período: 19 a 22 de abril de 2010;
4.2. Horário: Expediente da Corporação; Centro de Treinamento Operacional;
4.4. A inscrição será feita pelo próprio (a) candidato (a). A ficha de inscrição se encontra no local da inscrição. O (a) Militar deverá apresentar no ato da inscrição o Ofício com a indicação do Comandante de sua OBM e todos os demais documentos exigidos nos pré-requisitos;
4.5. Não serão aceitas inscrições por FAX;
4.6. Não haverá reserva de vagas por solicitação.


5. DOS PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO
5.1. No ato da inscrição o (a) candidato (a) deverá:
5.1.1. Preencher o formulário de inscrição;
5.1.2. Apresentar documento de identidade original;
5.1.3. Apresentar o resultado do último TAF;
5.1.4. Apresentar exame médico;
5.1.5. Apresentar ofício com a indicação do Comandante de sua OBM;
5.1.6. Apresentar cópias autenticadas dos certificados de conclusão com aproveitamento nos cursos REPP (Respostas às Emergências com Produtos Perigosos), SCI (Sistema de Comando em Incidentes) e APH-B (Atendimento Pré-Hospitalar – Básico ou similares: CSU, ESU, CTE-PH).

5.2. O (a) candidato (a) poderá efetuar apenas uma inscrição;
5.3. Antes de efetuar a inscrição, o (a) candidato (a) deverá certificar-se de que preencheu todos os requisitos exigidos para a participação no curso;
5.4. As informações prestadas no formulário de inscrição serão de inteira responsabilidade do (a) candidato (a), dispondo a Diretoria de Ensino e Instrução do CBMDF do direito de excluir do processo aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta e legível ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos;
5.5. Os (as) candidatos (as) deverão portar um CD gravável ou uma pen drive para receber um material em mídia para o desenvolvimento do Curso; caso não apresente NÃO PODERÁ efetuar a inscrição.
5.6. Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente ao estabelecido neste edital.


6. CRONOGRAMA
Inscrição
19 a 22 de abril de 2010
Expediente
CTO


Apresentação
26 de abril de 2010
08:00
CTO


Realização do Curso
26 a 30 de abril de 2010
07:00 às 00:00
CTO


7. DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1. O Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas – Nível Básico Nível Básico - BREC TURMA “C”/2010 será realizado em conformidade com as Diretrizes Gerais de Ensino do CBMDF e com as Diretrizes Gerais da Administração dos Estabelecimentos de Ensino do CBMDF;
7.2. O EPI obrigatório na apresentação será conferido e, caso falte algum, o Participante NÃO SERÁ MATRICULADO NO CURSO, não havendo lista de espera. São os seguintes componentes do EPI: capacete, lanterna de cabeça ou de mão, óculos protetor, máscara contra pós, protetor auricular, apito, pilhas reservas para a lanterna, luvas de raspa de couro, joelheira do tipo skatista (ou policial), cantil de 2 litros, capa de chuva;
7.3. Na apresentação, no dia 26 de abril de 2010, às 08:00 h. no CTO, será aplicada uma prova oral sobre Ferramentas, Equipamentos e Acessórios, que será seletiva, ou seja, o candidato que não atingir a nota 10,0 (dez vírgula zero) NÃO SERÁ MATRICULADO NO CURSO;
7.4. O Candidato que não apresentar o Questionário constante no Trabalho Preliminar impresso e respondido à mão, NÃO SERÁ MATRICULADO NO CURSO;
7.5. O Candidato que não apresentar o Quadro de Nós constante no Trabalho Preliminar, confeccionado de forma apresentável (item número 8 do Questionário) NÃO SERÁ MATRICULADO NO CURSO.
7.6. Os casos omissos no presente edital serão examinados pelo Diretor de Ensino e Instrução e, em última instância, pelo Comandante Geral do CBMDF.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Cuidados Básicos no Manuseio de Cilindros de Gases

(1) Especificação do Cilindro: DOT 3AA 2265DOT: Department of Transportation; 3AA: Tipo do material do cilindro; 2265: pressão de trabalho em psi;
(2) Número de série do cilindro;
(3) Símbolo de registro do proprietário;
(4) Data de fabricação (também denominado primeira data de teste hidrostático);
(5) Identificação do Proprietário;
(6) Data de validade do teste hidrostático Nota: esta data significa que o cilindro não pode ser ENCHIDO após esta data. A utilização está liberada.
(7) Etiquetas de identificação do cilindro;
(8) Marca de identificação da empresa que inspecionou o cilindro.

Segurança com Gases Medicinais.
1- Gases – identificação por cores em cilindros e equipamentos.

-Nunca fume nas proximidades das instalações!

-Não provoque faíscas ou fogo perto dos cilindros de gases!

-Sempre utilizar o EPI (equipamento de proteção individual), eles foram projetados por especialistas para proteger sua saúde.

-Nunca manuseie os cilindros com as mãos sujas de graxa ou óleo.

-Nunca exponha os cilindros a altas temperaturas

-Ao armazenar os cilindros em baias separadas, separando os cilindros cheios dos cilindros vazios, sempre com capacete de acordo com o tipo de gás utilizado em ambientes cobertos, ventilados, secos e longe de qualquer fonte geradora de energia que possam gerar faíscas, manter as baias fechadas com correntes para evitar a queda dos cilindros

-Nunca utilizar toda a carga do cilindro deixar sempre de duas a três libras, para que não haja a contaminação interna do cilindro.

-Ao término da utilização de seu cilindro de gás, feche as válvulas do mesmo e descarregue por completo a sobra que possivelmente esteja nas mangueiras.

-Observar sempre o teste hidrostático dos cilindros (validade do cilindro, dia/mês/ano) que, deverão seguir e obedecer as normas vigentes de acordo com o gás e o tipo de cilindro em questão.

-Não içar ou transportar pelo capacete em nenhuma hipótese os cilindros de gases, sempre usar um carrinho adequado para o transporte do mesmo.

-Não descaracterizar os padrões de pintura dos cilindros que seguem as normas brasileiras de identificação de gases industriais ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

-Ter sempre em mãos a FISPQ (Ficha Individual de Segurança do Produto Químico) dos gases sendo utilizados.

-Em caso de dúvidas, não exite em contactar seu fornecedor de Gás, ele tem total condições de sanar todas suas dúvidas.

FONTE:
http://www.oxigenio.com/oxi/dbc/educacional_cuidados_basicos_com_cilindros_de_gases.html
http://logistica2008poli.blogspot.com/2008/10/os-gases.html

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ambulância pega fogo em Florianópolis


12/04/10
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pegou fogo em Florianópolis, na tarde desta segunda-feira (12). De acordo com o Corpo de Bombeiros, um cilindro de oxigênio que estava no veículo explodiu. Ninguém ficou ferido.

“O fogo começou no motor, mas se espalhou. O cilindro que estava dentro do veículo explodiu. Por sorte, como a explosão aconteceu dentro do ambiente da ambulância, a lataria serviu de contenção e nenhum destroço atingiu as pessoas”, explicou ao G1 o sargento Cavallazzi, do Corpo de Bombeiros.

Segundo os bombeiros, o veículo não carregava nenhum paciente. Além do motorista, uma funcionária do Samu também estava na ambulância. Eles teriam isolado a área quando o fogo começou.

FONTE:
http://g1.globo.com/




Cilindro de oxigênio explode e ambulância pega fogo com paciente dentro
26/12/2008
Um incêndio destruiu totalmente uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Londrina, por volta das 9h30 desta sexta-feira (26), na Avenida Dez de Dezembro, próximo ao Parque Arthur Thomas, zona sul da cidade. Segundo o coordenador do Samu, Marcelo Ruela de Oliveira, que estava no local na hora do incêndio, a equipe parou o carro para trocar o oxigênio do paciente. “Foi quando houve a explosão da válvula do cilindro do oxigênio”, contou Oliveira.

Ele disse ainda que, logo após a explosão, o fogo tomou conta do carro rapidamente. “Na hora que começou, nós saímos da ambulância e tiramos o paciente. Nossa preocupação era proteger a equipe e o homem de 84 anos, pois havia risco de explosão iminente”, diz. Em seguida, o Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas.

Oliveira conta que todas as medidas de segurança foram tomadas para evitar que outros carros fossem atingidos pelo fogo. De acordo com ele, o médico pediu para uma pessoa que passava pelo local que levasse o paciente ao hospital com o próprio veículo. “Graças a Deus tem gente boa nesse mundo”, desabafou. Apesar do susto, ninguém ficou ferido com o incêndio, nem o paciente de 84 anos.

FONTE:
http://portal.rpc.com.br/jl/

Trem do metrô saiu dos trilhos em Ceilândia

sábado, 3 de abril de 2010

Acidente na BR-060 deixa cinco pessoas feridas

Uma capotagem deixou cinco pessoas feridas na manhã desta sexta-feira (2/4), na BR-060. O acidente ocorreu no km 13 da rodovia, sentido Brasília-Goiânia, no trecho conhecido como Sete Curvas. As vítimas estavam em um Santana de cor azul, placa JJX-8288/GO. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Segundo informações do Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros, as vítimas foram levadas a três hospitais. Daniela Pereira Carrijo, 4 anos, foi levada de helicóptero ao Hospital de Base, em estado grave. Segundo os bombeiros do hospital, a menina passa por exames. Coracy Pereira Carrijo, 14, e Karita Rayana Carrijo, 12, foram encaminhadas ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT) com ferimentos leves. Valquíria Pereira Cavalcante, 31, foi levada com escoriações ao Hospital Regional do Gama (HRG). A quinta vítima, ainda não identificada, foi levada ao hospital de helicóptero.
FONTE: