terça-feira, 31 de agosto de 2010

Carro capota após batida e lança ocupante para fora, na EPTG



Um acidente envolvendo dois carros deixou três pessoas feridas, por volta das 15h30 desta terça-feira (31/8), na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Um Gol, placa JGE-1706, e um Peugeot, placa JJG-1426, bateram próximo ao viaduto Israel Pinheiro. Com o impacto, o gol capotou três vezes, lançando um do ocupantes para fora do veículo.

O gol seguia sentido Plano Piloto, quando o Peugeot fazia o retorno para tentar entrar em um outro, do outro lado da pista. O motorista não conseguiu frear a tempo, atingindo o Peugeot e capotando em seguida. Em cada carro havia duas pessoas.

Segundo o motorista do Peugeot, Antônio Crispim da Silva, 69 anos, que estava junto com o neto, o gol estava distante quando ele entrou na via. "Quando entrei o carro estava longe, por isso atravessei com tranquilidade. Só senti o impacto e meu carro girou", contou. Sem ferimentos, o aposentado ficou no local aguardando a perícia.

Os dois ocupantes do gol foram levados ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT) conscientes e estáveis. O passageiro do Peugeot sofreu apenas escoriações leves e também foi encaminhado ao HRT para avaliação.




FONTE:

domingo, 29 de agosto de 2010

Duas pessoas ficam feridas após colisão frontal em Taguatinga esta manhã


Uma colisão frontal deixou dois feridos na manhã deste domingo (29/8), na avenida Comercial Sul, em Taguatiga. Um Fiat/Pálio Weekend e um Ford/Fiesta se chocaram por volta das 10h, na altura da quadra CSB 3.
De acordo com informações da Central Integrada de Atendimento e Despacho do Corpo de Bombeiros, os dois motoristas foram encaminhados ao Hospital Regional de Taguatinga com escoriações leves.
Até o meio dia deste domingo, a via permanecia interditada nos dois sentidos.


FONTE:

sábado, 28 de agosto de 2010

NOTICIAS DO WORLD FIREFIGHTERS GAMES 2010 DAEGU KOREA


O SGT BM MARCOS QUEIROZ FOI VICE CAMPEÃO POR EQUIPE NOS WORLD FIREFIGHTERS GAMES 2010 DAEGU KOREA. O 2º GBM PARABENIZA O MESMO E AOS DEMAIS INTEGRANTES DA EQUIPE DO CBMDF POR SUA DEDICAÇÃO .




terça-feira, 24 de agosto de 2010

GERADOR HONDA MODELO EU 30IS



Especificações:
Modelo Nome: EU30i
Max . Watts : 3000
Rato. Watts 240V/50Hz : 2800
12 Volts DC / Amps : 12 @ 12V
Carregamento de bateria : Sim
Medidor de Freqüência : Não
Volt Meter : Não
Início: Recoil & Electric
Sistema de Alerta de óleo : Sim
Nível de ruído (dB A7M ): 51 * / 58
Tipo de combustível: ULP
Tanque de combustível ( l ): 13
Consumo de Combustível (L / hora) : 0,65 * / 1,86
Cont. Horário de funcionamento: 20 * / 7.1
Indicador de combustível : Sim
Disjuntor AC : Sim
Disjuntor DC : Sim
Capacidade de Óleo (L ): 0,55
Sistema de ignição: magneto transistorizados
Lâmpada piloto: Sim
Filtro de ar : tipo cartucho padrão
Peso seco (kg) : 59
Dim. ( LxWxHmm ): 655x445x555
Portas de conexão paralela : Opcional
Cabo de conexão paralela : Opcional
4- Wheel Kit Dolly : Opcional
* = com eco- throttle em

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

BALÃO DE ILUMINAÇÃO




SPACE LIGHTING
(Balão de Iluminação)

MONTAGEM

1. Retirar o balão do tubo de armazenamento e da cobertura de proteção;
2. Desdobrar cuidadosamente o balão;
3. Verificar se há lâmpadas queimadas e se o balão está furado ou rasgado;
4. Montar o balão no tripé telescópico;
5. Colocar o tripé telescópico em uma superfície plana e rígida;
6. Desenvolver o tripé telescópico até a altura desejada, fixar se necessário;
7. Ligar diretamente em uma fonte de alimentação 220 volts ( tomada ou gerador );
8. O balão irá se encher e as lâmpadas se acenderam automaticamente;
9. Se por algum motivo o balão começar a se esvaziar, o sistema de Segurança cortará a energia e as lâmpadas se apagarão automaticamente.

DESMONTAGEM

1. Desligar a energia (o balão começará a se esvaziar);
2. Aguardar pelo menos 05 minutos até que as lâmpadas se esfriem;
3. Retirar o balão do tripé telescópico;
4. Abrir o fecho (zíper) para acelerar e certificar o total esvaziamento do balão;
5. Dobrar o balão e colocar dentro da cobertura de proteção e em seguida no tubo de armazenamento;
6. Desmontar o tripé telescópico;
7. Guardar cuidadosamente todo equipamento na viatura e certifique que estejam bem fixados.

COMPOSIÇÃO

1. Tripé telescópico;
2. Balão SPACE LIGHTING com tubo de armazenamento;
3. Fio de extensão com 20 metros(Cabo PP de 4 mm);
4. Luva de Proteção e adesivo tapa buraco.





domingo, 22 de agosto de 2010

HIDRANTE PADRÃO NO BRASIL / ESTADOS UNIDOS

MODELO USADO NOS ESTADOS UNIDOS


MODELO USADO NO BRASIL








HIDRANTE - PADRÃO AMERICANO

WORLD FIREFIGHTERS GAMES 2010 DAEGU KOREA

SITE:
http://wfg2010.daegu.go.kr/wfg/2010/eng/index.jsp

WORLD FIREFIGHTERS GAMES 2010 DAEGU KOREA






O SGT MARCOS QUEIROZ, LOTADO NO 2º GBM/TAGUATINGA-DF ENCONTRA SE NA COREIA PARA PARTICIPAR DO WORLD FIREFIGHTERS GAMES.

Vazamento de gás em caminhão é controlado e não há mais risco de explosão



situação de um caminhão carregado de oxigênio líquido, que corria o risco de explodir, na pista que liga o Plano Piloto ao Gama, já foi normalizada. Por volta de 12h40, um técnico da empresa White Martins estabilizou a pressão na carreta e tampou o vazamento.

O caminhão estava carregado com 10 mil m³ de oxigênio líquido, que seria levado para o Hospital Regional do Gama (HRG). Outro veículo do setor de cargas da firma vai transportar o gás que ainda resta. Mas, segundo o técnico, outro tanque de oxigênio já foi providenciado para o HRG.

Entenda
Segundo o motorista do caminhão da empresas White Martins, um carro pequeno o fechou e ele precisou frear bruscamente, o que levou o tanque a furar e a começar a vazar o oxigênio. A grande preocupação dos bombeiros era com os pneus do veículo já que, em contato com o ar, o gás que vazava poderia congelá-los. Isso levaria o caminhão a tombar e a explodir, por conta do contato do combustível com o oxigênio.

O caminhão está parado em frente ao condomínio Fênix, próximo ao Gama. A equipe do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, especializada em produtos perigosos, chegou ao local por volta de 11h40 deste domingo (22/8) e avaliou a situação.

Até que o outro carro da White Martins chegue para fazer o transporte do restante do oxigênio, o trânsito no sentido Plano Piloto-Gama permanecerá interditado a 2,5 km de distância do caminhão. Quem passa por ali, passa por um desvio na pista e, assim, não há congestionamentos no local.


FONTE:

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ordem do Dia alusiva ao 42º aniversário do Quartel de Bombeiros de Taguatinga


CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL
COMANDO OPERACIONAL
2º GRUPAMENTO DE BOMBEIRO MILITAR DE TAGUATINGA




A história do Corpo de Bombeiros em Taguatinga é rica, lúdica e marcada de fatos inesquecíveis. Em 42 anos o caminho traçado pela Instituição marcou muitas famílias. A relação com o povo da cidade é feita de respeito e reciprocidade, os 92% de aprovação colocam o Corpo de Bombeiros como a Instituição de maior credibilidade na Cidade e também no Distrito Federal.

Há mais de 367.920 horas, várias guarnições estiveram de plantão nessa unidade, a espera do toque da sirene, pouco importou se o tempo era ensolarado, se havia muito ou pouco calor, qual a umidade do ar, se era verão ou inverno, aqui estavam as equipes de plantão, prontas a seguir rumo ao destino desconhecido. Todos os feitos realizados dentro do previsto na legislação em vigor, entretanto revestidos de códigos que não são escritos, que valem bem mais que regulamentos.

Nos últimos 42 anos o quartel de bombeiros de Taguatinga, com suas várias denominações representou um alento para milhares de pessoas em seus momentos mais aflitivos. A tradição criada é fruto do empenho, da dedicação de valorosos profissionais que souberam entender o significado da instituição, que honraram o compromisso de defender as premissas institucionais com o sacrifício da própria vida.

Hoje é necessário falar do contrato firmado entre bombeiros e sociedade, um acordo invisível sem palavras e sem papéis, algo que transcende desejos e vontades pessoais, singular pelo objeto que versa esse pacto, o bem maior da humanidade: vidas.

Um empresa, organização, instituição tem o seu valor estipulado pelo produto que oferece, pela relevância de sua missão e seus valores. Por ofertar esperança a quem quer que seja, por respeitar plenamente os direitos fundamentais, a singularidade dos indivíduos e de suas convicções o Corpo de Bombeiros ocupa posição de destaque na sociedade.

É uma história feita por homens e mulheres que hoje orgulham a todos nós, por terem batalhado sempre pela justiça, por não compactuar com a desonestidade, por primar pela verdade e por jamais enveredar pelo caminho da desonra. Os que caminharam em sentido inverso foram extirpados pela história. Pela sua imponência essa unidade jamais aceitou ver triunfar as nulidades, jamais deixou prosperar a falta de compromisso, os oprimidos agigantaram-se para não conceder poderes aos sem virtudes.

Para os bravos que construíram a história desse singular estabelecimento de segurança, a honra é apenas mais uma da imensa lista de valores.

Há, no entanto, na unidade, problemas de todas as naturezas, inegavelmente, mas não há de sê-los, barreiras intransponíveis que nos farão sentir envergonhados de nós mesmos, não aceitaremos com passividade atitudes contrárias a grandeza dessa casa que tanto nos orgulha.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal passa por um momento de transição, por uma significativa reestruturação de seus segmentos, a ordem é modernizar, reavaliar procedimentos, romper estagnações e evoluir como Instituição.

O 2º Grupamento também passará por mudanças importantes, todas no sentido de aprimorar o atendimento à comunidade de Taguatinga. Ouvir-se-á, para tanto, sempre, a voz dos compromissados, aqueles que orgulharão seus amigos, suas famílias e seus companheiros de profissão, pelos próximos 42 ou mais anos de existência. Ficam os votos de feliz aniversário e prosperidade ao Grupamento.


Carlos Eduardo Borges – Maj. QOBM/Comb.
Comandante do 2º Grupamento de Bombeiro Militar

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

42º aniversário - 2º Grupamento de Bombeiro Militar de Taguatinga

BREVE HISTÓRICO


O 2º GRUPAMENTO DE BOMBEIRO MILITAR DE TAGUATINGA, FUNDADO EM AGOSTO DE 1968 NA CIDADE DE TAGUATINGA, COM A DENOMINAÇÃO DE 3º GRUPAMENTO DE INCÊNDIO, TEVE COMO 1º COMANDANTE O SENHOR CAPITÃO QOBM/COMBATENTE MANOEL GREGÓRIO DE AZEVEDO. É ATUALMENTE COMANDADO PELO SENHOR MAJOR QOBM/COMBATENTE, CARLOS EDUARDO BORGES, ESTE ÓRGÃO DE EXECUÇÃO DA MISSÃO FIM DO CBMDF, SITUA-SE NO SETOR B NORTE ÁREA ESPECIAL Nº 07 E TEM UMA ÁREA CONSTRUÍDA DE 4.620M² (QUATRO MIL, SEISCENTOS E VINTE METROS QUADRADOS), SENDO COM ISSO UM DOS MAIORES QUARTÉIS DOS CORPOS DE BOMBEIROS DO BRASIL.
PARA ATENDER A POPULAÇÃO DE TODA SUA ÁREA DE ATUAÇÃO, O 2º GRUPAMENTO DE BOMBEIRO MILITAR DE TAGUATINGA CONTA COM UM EFETIVO DE 95 (NOVENTA E CINCO) MILITARES, DISTRIBUÍDOS NAS ALAS DE SERVIÇO E NO EXPEDIENTE ADMINISTRATIVO, ALÉM DISTO, AO LOGO DO TEMPO, TEM CONTRIBUÍDO PARA A FORMAÇÃO DE SOLDADOS, CABOS E SARGENTOS E TAMBÉM, NO ESTÁGIO DE FUTUROS OFICIAIS DESTA CORPORAÇÃO E DE CORPOS DE BOMBEIROS DE OUTRAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO, E CUMULATIVAMENTE COM AS ATIVIDADES DE SEGURANÇA PÚBLICA O 2º GRUPAMENTO DE BOMBEIRO MILITAR DE TAGUATINGA DESENVOLVEU JUNTO À COMUNIDADE SIGNIFICATIVOS TABALHOS, COMO BOMBEIRO MIRIM, CAMINHANDO COM A SAÚDE E O ALEITAMENTO MATERNO.
A CIDADE DE TAGUATINGA, PELO FATO DE SER UMA CIDADE GRANDE E MISTA, CONTA COM DIVERSOS TIPOS DE EDIFICAÇÕES. TODO ESTE DESENVOLVIMENTO ACARRETA UM ELEVADO NÚMERO DE HABITANTES E TRABALHADORES QUE ALIADO A UMA GRANDE FROTA DE VEÍCULOS CIRCULANTES E A FALTA DE CUIDADO E ATENÇÃO, COMO MEDIDA PREVENTIVA GERA UM ELEVADO NÚMERO DE OCORRÊNCIAS. CONHECIDO POR SUA OPERACIONALIDADE ESTA UNIDADE MILITAR É HOJE A QUE MAIS ATENDE A CHAMADOS DE EMERGÊNCIA NO DISTRITO FEDERAL, SOMENTE NO MÊS DE JUNHO FORAM ATENDIDAS 1118 (UM MIL CENTO E DEZOITO) OCORRÊNCIAS.
EM 1 DE JULHO DE 2010 FOI PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO DISTRITO FEDERAL, DECRETO 31.817 DE 21 DE JUNHO DE 2010, QUE DISPÕE DA ORGANIZAÇÃO BASICA DO CBMDF, PASSANDO O 2º BATALHÃO DE INCÊNDIO A SUA NOVA DENOMINAÇÃO, 2º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS MILITAR DE TAGUATINGA

.


· Equipagem com EPI e EPR

· Equipagem com EPI e EPR

· Equipagem com EPI e EPR

Nós e amarrações

Nós e amarrações

2º Grupamento de Bombeiro Militar de Taguatinga




quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Nota de falecimento

Comunicamos com muito pesar o falecimento do Subtenente Adilson .
O enterro ocorreu hoje às 16 horas no cemitério de Taguatinga, capela 03.
A Corporação deseja aos familiares e todos os amigos força e consolo da parte de Deus neste momento de dor e saudade, ficando a nossa eterna gratidão a mais um combatente que nos fará falta nessa jornada de vidas alheias e riquezas a salvar.
FONTE:
Comunicação Social do CBMDF

Acusado de matar bombeiro em SP é condenado a 46 anos de prisão

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A Temperature E Fluxo de Calor em uma Situação de Incêndio e seu Impacto nos Bombeiros

Autor: George Cajaty Barbosa Braga

RESUMO: A compreensão da dinâmica de um incêndio é essencial para a atividade de prevenção, combate e investigação de incêndios. No combate ao incêndio, aliada a esta compreensão, é extremamente importante que o bombeiro tenha o conhecimento das condições que podem existir no ambiente em que ele estará trabalhando, de forma que ele possa ter uma noção mais clara dos riscos a que ele estará submetido. Com o sistema de treinamento de combate a incêndio atualmente utilizado no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal é possível simularmos situações próximas a um incêndio real, mas em condições de controle e medição. Desta forma, foi possível monitorar, por meios de sensores, a temperatura e fluxo de calor a que os bombeiros estão submetidos quando em treinamento. Nas condições de treinamento, foi verificado que os bombeiros podem estar submetidos a temperaturas de até 200ºC no lado externo da roupa de proteção e de 80º C dentro da roupa de proteção, podendo estar submetidos a picos de fluxo de calor próximos a 8 kW/m2. Estes dados são importantes na avaliação e criação de normas sobre as roupas de proteção, bem como das máscaras de proteção respiratória.





Simulação Computacional Aplicada à Prevenção de Incêndio

Autor: André Telles Campos e George Cajaty Barbosa Braga

RESUMO: Neste trabalho demonstramos a aplicabilidade da simulação computacional de incêndio na fase de projeto com vistas à obtenção de maior grau de segurança contra incêndio em edificações. A adoção de uma legislação moderna, baseada em desempenho, requer o uso de ferramentas de validação dos parâmetros e das soluções propostas. No presente trabalho são empregados o FDS (Fire Dynamics Simulator) como ferramenta de validação do modelo de propagação do fogo e o FDS+Evac (FDS with Evacuation) como aplicativo para simular o comportamento de fuga das pessoas para obter a influência da fumaça na fuga das pessoas e a eficiência dos preceitos normativos. Usando esses modelos em conjunto, é possível verificar os riscos a que as pessoas estão envolvidas ainda na fase de elaboração do projeto. Para tanto, realizamos estudo de caso de um prédio virtual com características típicas da destinação de escritórios atendendo às prescrições da NBR 9077. Os resultados obtidos permitem avaliar o tempo total de evacuação com os tempos prescritos na NBR 9077, em termos da visibilidade na camada de fumaça e da toxicidade dos produtos da combustão.