quarta-feira, 28 de março de 2012

1ª turma de Análise Preliminar de Risco

Grupamento de Proteção Civil formou a 1ª turma de Análise Preliminar de Risco do Distrito Federal, habilitando 15 militares para atuar em áreas consideradas de risco. Esta ação faz parte do Programa de Capacitação Continuada (PCC) e visa capacitar militares do CBMDF para eventuais vistorias técnicas em áreas de risco de deslizamento de encosta, riscos de desmoronamento, bem como riscos de enchentes e inundações.

Escrito por GPCIV   

domingo, 25 de março de 2012

Fundacentro - Espaço confinado

Sistemas de Proteção em Fundações Escavadas

Para as escavações subterrâneas devem ser observadas as disposições do item 18.20 da NR-18 – Locais Confinados, e as da NR-22 – Trabalhos Subterrâneos.
As escavações devem ser sinalizadas e isoladas de maneira a evitar quedas de pessoas e/ou equipamentos.
Sistemas de Proteção em Fundações Escavadas
Riscos Comuns
São riscos comuns nas escavações de poços e nas fundações a céu aberto:
• Queda de materiais;
• Queda de pessoas;
• Fechamento das paredes do poço;
• Interferência com redes hidráulicas, elétricas,
telefônicas e de abastecimento de gás;
• Inundação;
• Eletrocussão;
• Asfixia.
Medidas Preventivas
A execução do serviço de escavação deverá ser feita por trabalhadores qualificados.
Na execução de poços e tubulões a céu aberto, a exigência de escoramento/encamisamento fica a critério do responsável técnico pela execução do serviço, considerando os requisitos de segurança que garantam a inexistência de risco ao trabalhador.
Tubulões, túneis, galerias ou escavações profundas de pequenas dimensões,
cuja frente de trabalho não possibilite perfeito contato visual da atividade e em que exista trabalho individual, o trabalhador deve estar preso a um cabo-guia que permita, em caso de emergência, a solicitação ao profissional de superfície para o seu rápido socorro.
Atividade realizada na base de escavações profundas e de pequenas dimensões
A partir de 1 m (um metro) de profundidade, o acesso da saída do poço ou tubulão será efetuado por meio de sistemas que garantam a segurança do trabalhador, tais como:
• sarilho com trava;
• guincho mecânico.
Nas escavações manuais de poços e tubulões a céu aberto o diâmetro mínimo deverá ser de 0,60 m (sessenta centímetros).
Caso se adote iluminação interior, devem ser adotados sistemas estanques à penetração de água e umidade, alimentados por energia elétrica não superior a 24 volts.
Deve ser evitada a utilização de equipamentos acionados por combustão ou explosão no interior dos poços e tubulões.
Deve ser garantida ao trabalhador no fundo do poço ou tubulão a comunicação com a equipe de superfície através de sistema sonoro.
Deve ser garantida ao trabalhador a boa qualidade do ar no interior do poço ou tubulão.
Nas fundações escavadas a ar comprimido, tanto a compressão como a descompressão deverão ser feitas de acordo com a NR-15 – Anexo 6, a fim de evitar danos à saúde do trabalhador.
Em poços e fundações escavadas a ar comprimido, a integridade dos equipamentos deve ser vistoriada diariamente e deve haver a manutenção do serviço médico de plantão para casos de socorro de urgência.
A jornada de trabalho deve ser menor ou igual a 8 (oito) horas, em pressões de trabalho de 0 a 1,0 Kgf/cm2; a 6 horas, em pressões de trabalho de 1,1 a 2,5 Kgf/cm2; e a 4 horas, em pressão de trabalho de 2,6 a 3,4 Kgf/cm2, devendo ser respeitadas as demais disposições da NR-l5, citadas em seu Anexo 6.
A equipe de escavações deve ser constituída de trabalhadores qualificados e de um profissioanal treinado em atendimento de emergência, que deve permanecer em regime de prontidão no local de trabalho.
Deve ser evitada a presença de pessoas estranhas junto aos equipamentos.
Sistemas de Proteção em Fundações Cravadas e Injetadas Riscos Comuns
• Tombamento do bate-estacas;
• Ruptura de cabos de aço;
• Ruptura de mangueiras e conecções sob pressão;
• Ruptura de tubulações de cabos elétricos e de telefonia;
• Vibrações afetando obras vizinhas ou serviços de utilidade pública;
• Queda do pilão;
• Queda do trabalhador da torre do bate-estacas;
• Ruído;
• Circulação de trabalhadores junto ao bate-estacas.
Medidas Preventivas
Preparação da área de trabalho levando-se em conta o acesso, o nivelamento necessário e a capacidade do solo de suportar o apoio da torre.
O responsável técnico deve avaliar a interferência da escavação na estabilidade de construções vizinhas e na qualidade dos serviços de utilidade pública.
Os cabos e mangueiras devem passar por inspeção periódica.
Na operação de bate-estacas a vapor, devemos dar atenção especial às mangueiras e conexões, sendo que o controle de manobra das válvulas deverá estar sempre ao alcance do operador.
As operações de instalação, de funcionamento e de deslocamento do bate-estacas devem ser executadas segundo procedimentos de segurança estabelecidos pelos responsáveis das referidas atividades.

Sistemas de Proteção em Escavações

Riscos Comuns
Ruptura ou desprendimento de solo e rochas devido a:
Operação de máquinas;
Sobrecargas nas bordas dos taludes;
Execução de talude inadequado;
Aumento da umidade do solo;
Falta de estabelecimento de fluxo;
Vibrações na obra e adjacências;
Realização de escavações abaixo do lençol freático;
Realização de trabalhos de escavações sob condições meteorológicas
adversas;
Interferência de cabos elétricos, cabos de telefone e de redes de
água potável e de sistema de esgoto;
Obstrução de vias públicas;
Recalque e bombeamento de lençóis freáticos;
Falta de espaço suficiente para a operação e movimentação de máquinas.
Medidas Preventivas
O projeto executivo de escavações deve levar em conta as condições geológicas e os parâmetros geotécnicos específicos do local da obra, tais como coesão e ângulo de atrito. Variações paramétricas em função de alterações do nível da água e as condições geoclimáticas devem ser consideradas.
O responsável técnico deverá encaminhar ao CREA e aos proprietários das edificações vizinhas cópias dos projetos executivos, incluindo as técnicas e o horário de escavações a serem adotados.
Recomenda-se o monitoramento de todo o processo de escavação, objetivando observar zonas de estabilização global ou localizada, a formação de trincas, o surgimento de deformações em edificações e instalações vizinhas e vias públicas.
Nos casos de risco de queda de árvores, linhas de transmissão, deslizamento de rochas e objetos de qualquer natureza, é necessário o escoramento, a amarração ou a retirada dos mesmos, devendo ser feita de maneira a não acarretar obstruções no fluxo de ações emergenciais.

Escavação com riscos de queda de árvores, deslizamento de rochas, etc.
As escavações com mais de 1,25 m (um metro e vinte e cinco centímetros) de profundidade devem dispor de escadas de acesso em locais estratégicos, que permitam a saída rápida e segura dos trabalhadores em caso de emergência.

Instalação de escadas em escavação de vala com mais de 1,25 m de altura
As cargas e sobrecargas ocasionais, bem como possíveis vibrações, devem ser levadas em consideração para a determinação das paredes do talude, a construção do escoramento e o cálculo dos seus elementos estruturais.

O material retirado das escavações deve ser depositado a uma distância mínima que assegure a segurança dos taludes.

Medidas de afastamento mínimo comumente adotadas
Observação: As medidas acima não se aplicam em determinadas situações, as quais dependem da avaliação do responsável técnico.
Medidas de afastamento mínimo comumente adotadas
Devem ser construídas passarelas de largura mínima de 0,80 m (oitenta centímetros), protegidas por guarda-corpos com altura mínima de 1,20 m (um metro e vinte centímetros), quando houver necessidade de circulação de pessoas sobre as escavações.
 
A estabilidade dos taludes deve ser garantida por meio das seguintes medidas de segurança:
O responsável técnico deverá buscar a adoção de técnicas de estabilização que garantam a completa estabilidade dos taludes, tais como retaludamento, escoramento, atirantamento, grampeamento e impermeabilização.
Escavação taludada (escavação com paredes em taludes)
Escavação protegida – com estruturas denominadas “cortinas”
Escavação mista – com paredes em taludes e com paredes protegidas por cortinas
Devem ser evitados trabalhos nos pés de taludes sem uma avaliação prévia pelo responsável técnico, pelos riscos de instabilidade que possam apresentar.

A existência de riscos constitui impedimento à execução dos trabalhos, até que estes sejam eliminados.
Deve ser evitada a execução de trabalho manual ou a permanência de observadores dentro do raio de ação das máquinas em atividade de movimentação de terra.
Quando for necessário rebaixar o lençol de água (freático), os serviços devem ser executados por pessoas ou empresas qualificadas.
 
Posted by

quinta-feira, 22 de março de 2012

Corpo de mulher é encontrado pelos bombeiros após 12 horas de busca

Encontrado corpo de mulher desaparecida após deslizamento de terra

O corpo de uma mulher que caiu em um córrego após um deslizamento de terra foi encontrado pela equipe do Corpo de Bombeiros na manhã desta quista-feira (22/3). O corpo de Antônia. M. S. 53 anos, foi localizado às margens de um córrego, a tres quilômetros da chácara onde a família da vítima mora, por volta das 8h45. 

O Corpo de Bombeiros confirmou que a identidade da vítima e explicou que todas as características passadas pela família batem com o corpo encontrado pela equipe de mergulhadores. O irmão de Antônia esteve no local e reconheceu que o corpo encontrado é da sua irmã. A vítima ainda se encontra no local e após ser retirado será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).

FONTE:

quarta-feira, 21 de março de 2012

Deslizamento de terras em Colônia Agrícola deixa senhora desaparecida

Uma mulher de 53 anos, conhecida como Antônia Maria Sampaio, está desaparecida após um deslizamento de terras no terreno onde ela mora com a família, na chácara 119 da Colônia Agrícola Samambaia. Segundo parentes da senhora, houve uma chuva muito forte durante a tarde e após o deslizamento, os famliares deram falta da mulher.

No momento, 28 homens do Corpo de Bombeiros, um cão farejador e quatro mergulhadores trabalham no local. A equipe de resgate já pediu reforço de mais um cão. De acordo com o tenente coronel Rogério Ribeiro Alvarenga, com o desbarrancamento, abriu um buraco de 5m nos fundos do terreno. Também estão sendo feitas buscas em um riacho próximo ao local do acidente. Alvarenga disse que Antônia Maria pode estar desaparecida há três horas. A mulher é deficiente auditiva, o que pode dificultar as buscas.

Durante o trabalho dos bombeiros, houve outro deslizamento de terras. O tenente coronel que comanda o resgate informou que o terreno está muito instável e há muita terra.


FONTE:
www.correioweb.com.br

Alerta do grupamento de proteção civil N º 018/2012

Dicas para sua segurança
Evite deslizamentos de encostas e desabamento de casas
1) Em caso de chuva, fique atento:
  • Identifique locais de risco onde as pessoas estejam em perigo;
  • Convença as pessoas que moram nas áreas de rico a saírem de casa durante as chuvas;
  • Em situação de perigo devemos sair de casa imediatamente e procurar ajuda de parentes, amigos, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil;
2) Observe sinais de perigo:
  • Rachaduras nas paredes das casas, nas barreiras, nas escadarias e canaletas;
  • Muros de arrimo ou paredes embarrigadas, ou com rachaduras;
  • Muros, postes e árvores inclinadas;
  • Terrenos afundando, formando degraus;
  • Surgimento de olho d´água.
Informações retiradas do Programa Viva o Morro – Recife/PE
Áreas de risco
Se você mora em lugares semelhantes a este tome cuidado!!!Neste caso orientamos o acionamento do CBMDF ou da Defesa Civil.

Casa com rachadura nas paredes,na crista no morro sujeitas a desmoronamento. Fonte: Curso de Mapeamento de Riscos Socioambientais – UFPE e Ministério das Cidades – 2008.

terça-feira, 13 de março de 2012

EPR - PSS 500 Air Drager





Os projetos dão ao usuário maior liberdade de movimento e otimizar a distribuição do peso, posicionando-o mais perto do centro do corpo da gravidade - dos quadris. O PSS ® 500 é um conceito revolucionário, com uma forma inteiramente nova de ar recipiente e um sistema de transporte novo. O ar é distribuído entre os três perto de recipientes esféricos. O Quick Lock válvula de alimentação de ar abre com apenas uma volta de 90 ° e uma trava de segurança impede fechamento inadvertido para maior segurança. O pacote de fornecimento de ar pode ser mudado em questão de segundos com o nosso projeto Quick Connect.