sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Bombeiros DF são recebidos à balas e pedras ao prestar socorro.

Nota de falecimento

Na tarde desta quinta-feira (21) faleceu o sargento Antônio Cruz vítima de queda ocorrida do telhado de sua residência. O acidente ocorreu na última terça-feira (19) e ele estava internado no Hospital de Base em estado grave.
O Sgt .Antônio cruz estava lotado no 16º Grupamento de Bombeiro Militar do Gama.

Nota de falecimento

Na noite de quinta-feira (21), o sargento Adriano Maloney veio a óbito vítima de um acidente de moto na BR 020 sentido Sobradinho. O Sgt. Maloney tinha 41 anos e trabalhava como instrutor no Grupamento de Prevenção e Combate a Incêndio.

O velório será no sábado (23) no quartel de Planaltina (9º GBM) às 8h e o sepultamento às 10h no cemitério da cidade. 





quinta-feira, 22 de agosto de 2013

LUCAS Sistema de Compressão Torácica

LUCAS SISTEMA DE COMPRESSÃO TORÁCICA



O Sistema de Compressão Torácica LUCAS foi projetado para oferecer compressões ininterruptas a uma taxa consistente e profundidade para facilitar ROSC (retorno da circulação espontânea). Proporciona compressões automatizados da primeira resposta, no domínio dos transportes ambulância e todo o hospital. LUCAS facilita o fluxo de sangue consistente a partir do momento em que é ligado, ajudando a melhorar a chance de um paciente para um bom resultado. Com LUCAS, desfibrilação pode ocorrer durante as compressões contínuas que podem preparar o coração para um choque de sucesso. Também compressões contínuas ajudam a manter a pressão de perfusão coronária necessária para facilitar ROSC.
· Compressões eficazes, consistentes e ininterrupto de acordo com as diretrizes atuais da AHA
· Manter um bom fluxo sanguíneo
· Aumento da eficiência operacional
· Fácil de usar e eficiente para possuir
· Mantenha o pessoal de segurança durante a RCP
Agora você tem a escolha entre um dispositivo de ar conduzido e alimentado por bateria LUCAS. O LUCAS original é 1, é um dispositivo pnuematically orientada e não necessita de energia eléctrica para a operação. Ele é alimentado por ar comprimido de um cilindro portátil de ar comprimido ou tomada de parede. LUCAS 2 foge da tecnologia Lithium-ion polímero bateria, que tem uma vida útil longa e não requer manutenção do ciclo de teste. Ambos os dispositivos são igualmente fáceis de usar e são projetados para oferecer compressões ininterruptas a uma taxa consistente e profundidade para facilitar ROSC.
Operações Melhoria no Campo
Reduzir o número de paramédicos ou bombeiros para ajudar com CPR durante uma emergência cardíaca
Fornecer compressões contínuas e eficazes, ajudando a manter uma boa circulação do paciente, enquanto os médicos permanecem assento com cinto de segurança para maior segurança em um ambiente móvel
Simples e fácil de usar com um mínimo de treinamento, mantendo o custo de propriedade baixo
Para a agência clinicamente progressiva
Entregar compressões torácicas acordo com as diretrizes - garantindo compressões continuar ininterrupto, a uma profundidade consistente para facilitar ROSC
Trabalhar em conjunto com terapias de refrigeração ou dispositivos de limite de impedância para uma abordagem abrangente para a ressuscitação do paciente
Entregar, consistentes, compressões torácicas ininterruptas eficazes e podem ajudar a gerir eficazmente a cena do código, ajudando o paciente a manter uma boa circulação
Ajude a manter a pressão de perfusão coronária sem interrupção que é crucial para melhorar os resultados dos pacientes

Permitir a intervenção de continuar no caso de uma parada cardíaca no laboratório de cateterismo, fornecendo consistentes, compressões torácicas diretrizes de qualidade, o que facilita a circulação do sangue para fornecer oxigênio para os órgãos vitais.

domingo, 9 de junho de 2013

2º Grupamento de Bombeiro Militar, em Luto pelo Falecimento do SGT BM TADEU.


Corpo do bombeiro atropelado na EPTG é velado em quartel no Gama



A emoção tomou conta no velório do sargento Tadeu do Corpo de Bombeiros do DF, morto na manhã de hoje, em consequência de uma parada cardíaca, após ser atropelado neste sábado na EPTG, durante um resgate.

Por volta de 17h o corpo chegou ao quartel do Gama, com homenagem dos colegas de profissão que ligaram as sirenes do caminhão da corporação. Familiares e amigos se reuniram no local para prestar condolências a mulher e aos filhos do militar.

O enterro está marcado para às 10h30 desta segunda-feira, no cemitério do Gama.


Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Falecimento do 2º Sgt BM Tadeu.



Metade do tempo de nossas vidas é dedicada ao trabalho. Por meio dele temos a chance de nos realizarmos e darmos a nossa contribuição para fazer do mundo um lugar melhor. Tudo depende do amor com que o fazemos.

Ousar trabalhar com amor é um ato de decisão e coragem e nós Bombeiros fazemos isso com maestria.Treinamos, nos aperfeiçoamos, buscamos melhorar cada vez mais nosso atendimento.
Também somos falhos, erramos, acertamos e aprendemos com nossos erros, procuramos não repeti-los e quase nunca repetimos... Quando ouvimos o brado largamos tudo e saímos quem sabe para nunca mais voltar, deixamos para trás tristezas, angústias, cansaço, problemas do dia a dia e partimos com um objetivo que é zelar por bens e vidas alheias.
Na madrugada do dia 08 de junho de 2013, tombou um Guerreiro que ouviu o brado e saiu no dever de sua função, para atender a mais um acidente automobilístico dentre vários que atendera durante o seus quase 29 anos de carreira. O Guerreiro tinha planos para o próximo ano, afinal chegaria a tão sonhada aposentadoria, depois de vários anos dedicados a outros seria a hora de dedicar-se a si e a família de forma exclusiva, enfim chegaria o merecido descanso, mas não adianta nosso planejamento ser um e o de Deus ser outro. Chegando ao local o que seria mais uma ocorrência no currículo do Guerreiro acabara em tragédia, ao sinalizar o local com cones a fim de dar segurança a todos os que estavam na cena, nosso incansável foi atropelado por uma ou por duas, não sabemos ainda, motoristas embriagadas que mesmo sabendo que dirigir embriagada é crime e pode resultar em tragédia, se arriscaram ao famoso dá nada não o Brasil é um país onde as leis não são cumpridas e sempre se um jeitinho pra tudo. Só que desta vez deu... O Guerreiro tombou na irresponsabilidade de tais motoristas, um pai de família que saiu de casa pra salvar vidas não conseguiu se salvar. Ficaram pra trás esposa, filhos e colegas que guardam na memória momentos marcantes de um homem que perdeu a vida tentando salvar a de um desconhecido.
O Guerreiro tombou, muitos guerreiros ficaram, feridos, chorando a morte do Guerreiro até que soe o alarme onde deixarão tudo para trás e sairão sem saber se voltarão.

Vá em Paz Guerreiro! Sua missão foi cumprida, que Deus conforte sua família e amigos.

domingo, 5 de maio de 2013

Sistema para Fornecimento de Ar Respirável – Cascata – Bauer

Compressor de 4 estágios com motor elétrico com a tensão de 220V trifásico, horímetro e pressostato, para uma vazão de enchimento de 275 l/min, pressão de 6.000 PSI - 414 BAR, potência de 13,5 HP.
Sistema de armazenamento de quatro cilindros de 45 litros de volume interno, preparado para uma pressão de trabalho de 6000psi, ligados independentemente em um sistema de cascata automática, ou seja, sem intervenção do operador no controle do enchimento dos cilindros e/ou garrafas SCBA/SCUBA. Os cilindros são fixados em suporte rack apropriado.
As válvulas do sistema de controle da cascata são controladas por CLP, com indicação luminosa de qual cilindro está sendo utilizado. O sistema de cascata possui uma entrada de ar (proveniente do compressor) e uma saída para enchimento de SCBAs ou SCUBAs, com opção para enchimento com padrão DIN ou YOKE.







sábado, 27 de abril de 2013

incidente causado na troca do cilindro do EPR (SCBA)







TESTE DE ROMPIMENTO DO REGISTRO (CILINDRO DE ALTA PRESSÃO - 300 BAR)

Cuidados com cilindros


 
Cilindros com gases sob pressão são potencialmente bombas que podem explodir causando enormes danos materiais e perdas de vidas se mal manipulados.
Um cilindro de mergulho (SCUBA) possui capacidade ao redor de 80ft3 (2,27m3) que conterá 2.265 litros de ar quando a 3000 psi, e energia potencial aproximadamente de 1,3 milhões ft.b (1.762.563 J) suficiente para levantar dos trilhos uma locomotiva de 100 toneladas.

VOCÊ SABIA?
■ Cilindros de gás pressurizado ou liquefeito são normalmente usados em laboratórios, indústrias, manutenção, etc.
■ A força de ruptura ou de explosão de um cilindro pode ser estimada em 113.000 kgf ou 250.000 libras
■ Acidentes com cilindros podem provocar liberação de outros produtos perigosos em reservatórios, linhas ou equipamentos próximos, causando um acidente mais grave
■ Não deixe que um cilindro sob pressão torne-se um foguete!!

SEGURANÇA E MANUSEIO DE CILINDROS:
Cilindros contendo gases comprimidos necessitam de alguns cuidados em sua utilização, com o intuito de evitar acidentes. As informações e sugestões, abaixo, refletem nossa experiência em mais de 80 anos e, não requerendo ações especiais, proporcionam uma margem extra de segurança a nossos clientes e usuários em geral deste tipo de produto.

TRANSPORTE:
Conforme às prescrições da Associação Brasileira de Normas Técnicas e do Ministério dos Transportes para o transporte de cargas ou produtos perigosos.

RECEBIMENTO:
Certifique-se do conteúdo do cilindro, antes de colocá-lo em operação, através dos indicadores visuais que acompanham cada cilindro:
a) Rótulo de colarinho, onde são descritos: nome do gás, pureza do gás, simbologia de risco, número da ONU e conexão ABNT.
b) Rótulo de corpo ou de gravata, com as informações básicas necessárias ao correto manuseio do gás.
c) Verifique se o lacre não está violado.

Solicite a folha de dados de segurança do produto (FISPQ) para obter maiores informações sobre os possíveis riscos de sua utilização.

TESTE DE VAZAMENTO:
Certifique-se, com a utilização de solução adequada, nas conexões de entrada e saída, na válvula do cilindro e nos reguladores de pressão, quanto a possíveis vazamentos. Em função da pureza e do tipo de gás, diversos testes podem ser feitos, desde a detecção por bolhas até o uso de espectrômetros de hélio.

ARMAZENAGEM:
■Acondicione os cilindros separados por tipo de gás.
■Mantenha-os com seus capacetes, em posição compacta e amarrados com correntes.
■Separe os cilindros contendo combustíveis (ex.: hidrogênio, acetileno) dos cilindros contendo oxidantes (ex.: oxigênio) à distância mínima de oito metros.
■Mantenha os cilindros cheios separados dos vazios.
■Não remova os sinais de identificação dos cilindros (rótulos, adesivos, etiquetas, marcas de fabricação e testes).
■Não fume na área de armazenamento.
■Não permita o manuseio dos cilindros por pessoal sem prática.
■Em áreas internas, mantenha os cilindros longe de fontes de calor e ignição, passagens ou aparelhos de ar-condicionado. Evite guardá-los no subsolo.
■Em áreas externas, mantenha os cilindros em local arejado, coberto e seco, longe de fontes de calor e ignição.
■Mantenha equipamentos de segurança próximos da área de estocagem.

MANUSEIO DE CILINDROS:
■Use luvas protetoras, calçados de segurança com biqueiras de aço e óculos de segurança.
■Mantenha o capacete protetor da válvula atarraxado quando não estiver em operação.
■Não movimente um cilindro sem seu capacete.
■Utilize carrinhos com correntes que permitam prender os cilindros durante o transporte.
■Não jogue um cilindro contra outro(s).
■Não derrube o cilindro no chão ou permita que tal ocorra.
■Não utilize os cilindros para outros fins que não o de conter gás.
■Não transfira gás de um cilindro para outro.
■Não permita contato da válvula do cilindro com óleo, graxa ou agentes químicos, principalmente se o cilindro contiver oxigênio ou outros gases oxidantes.
■Não abra a válvula do cilindro sem antes identificar o gás que contém.

UTILIZAÇÃO DO CONTEÚDO:
■Mantenha o cilindro acorrentado durante sua utilização.
■Utilize regulador automático de pressão compatível com as características físico-químicas do produto.
■Abra a válvula devagar até o fim do curso.
■Não sobreaperte conexões: em caso de persistir o vazamento, é melhor desatarraxar a conexão limpando as roscas antes do reaperto.
■Use equipamento de proteção individual, como óculos e viseiras.
■Não aumente a pressão interna do cilindro por aquecimento.
■Mantenha a válvula do cilindro fechada quando não estiver em uso.

Fonte: White Martins