quinta-feira, 16 de abril de 2009

Corpo de Bombeiros do DF realiza curso de busca e resgate em prédios ameaçados


O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal realiza nesta quinta-feira (16/4) a última etapa do Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas. A finalidade do treinamento é passar os conhecimentos necessários para se atuar em situações onde haja qualquer tipo de colapso estrutural, ou seja, em prédios ameaçados de ruir ou busca de pessoas em escombros de desabamentos.

As aulas são teóricas e práticas. “Os alunos recebem informações sobre a organização, como vai funcionar o treinamento, visando a segurança do bombeiro, da população e da pessoa socorrida. É um socorro diferenciado”, afirma o Tenente Clayson Augusto Bernardes, um dos responsáveis pelo projeto.

Qualquer país que esteja vinculado a Organização das Nações Unidas (ONU) pode receber o treinamento. O curso é uma parceria com a International Search and Rescue Advisory Group/ United Nations e pela Agência Internacional para o Gerenciamento de Catástrofes para América Latina e Caribe.

“Este curso, entre outras coisas, habilita o Bombeiro Militar a trabalhar em situações como o que está acontecendo na Itália”, disse o tenente, referindo-se ao terremoto do dia 6 de abril, que matou 294 pessoas.

O curso já foi ministrado em 15 estados do Brasil e em dois países - Peru e Chile. Em Brasília, essa já é a décima turma e o Corpo de Bombeiros pretende realizar o curso a cada dois meses. Os oito instrutores têm certificação internacional. Todos são do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, sendo um médico e um engenheiro civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário