segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ordem do Dia alusiva ao 42º aniversário do Quartel de Bombeiros de Taguatinga


CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL
COMANDO OPERACIONAL
2º GRUPAMENTO DE BOMBEIRO MILITAR DE TAGUATINGA




A história do Corpo de Bombeiros em Taguatinga é rica, lúdica e marcada de fatos inesquecíveis. Em 42 anos o caminho traçado pela Instituição marcou muitas famílias. A relação com o povo da cidade é feita de respeito e reciprocidade, os 92% de aprovação colocam o Corpo de Bombeiros como a Instituição de maior credibilidade na Cidade e também no Distrito Federal.

Há mais de 367.920 horas, várias guarnições estiveram de plantão nessa unidade, a espera do toque da sirene, pouco importou se o tempo era ensolarado, se havia muito ou pouco calor, qual a umidade do ar, se era verão ou inverno, aqui estavam as equipes de plantão, prontas a seguir rumo ao destino desconhecido. Todos os feitos realizados dentro do previsto na legislação em vigor, entretanto revestidos de códigos que não são escritos, que valem bem mais que regulamentos.

Nos últimos 42 anos o quartel de bombeiros de Taguatinga, com suas várias denominações representou um alento para milhares de pessoas em seus momentos mais aflitivos. A tradição criada é fruto do empenho, da dedicação de valorosos profissionais que souberam entender o significado da instituição, que honraram o compromisso de defender as premissas institucionais com o sacrifício da própria vida.

Hoje é necessário falar do contrato firmado entre bombeiros e sociedade, um acordo invisível sem palavras e sem papéis, algo que transcende desejos e vontades pessoais, singular pelo objeto que versa esse pacto, o bem maior da humanidade: vidas.

Um empresa, organização, instituição tem o seu valor estipulado pelo produto que oferece, pela relevância de sua missão e seus valores. Por ofertar esperança a quem quer que seja, por respeitar plenamente os direitos fundamentais, a singularidade dos indivíduos e de suas convicções o Corpo de Bombeiros ocupa posição de destaque na sociedade.

É uma história feita por homens e mulheres que hoje orgulham a todos nós, por terem batalhado sempre pela justiça, por não compactuar com a desonestidade, por primar pela verdade e por jamais enveredar pelo caminho da desonra. Os que caminharam em sentido inverso foram extirpados pela história. Pela sua imponência essa unidade jamais aceitou ver triunfar as nulidades, jamais deixou prosperar a falta de compromisso, os oprimidos agigantaram-se para não conceder poderes aos sem virtudes.

Para os bravos que construíram a história desse singular estabelecimento de segurança, a honra é apenas mais uma da imensa lista de valores.

Há, no entanto, na unidade, problemas de todas as naturezas, inegavelmente, mas não há de sê-los, barreiras intransponíveis que nos farão sentir envergonhados de nós mesmos, não aceitaremos com passividade atitudes contrárias a grandeza dessa casa que tanto nos orgulha.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal passa por um momento de transição, por uma significativa reestruturação de seus segmentos, a ordem é modernizar, reavaliar procedimentos, romper estagnações e evoluir como Instituição.

O 2º Grupamento também passará por mudanças importantes, todas no sentido de aprimorar o atendimento à comunidade de Taguatinga. Ouvir-se-á, para tanto, sempre, a voz dos compromissados, aqueles que orgulharão seus amigos, suas famílias e seus companheiros de profissão, pelos próximos 42 ou mais anos de existência. Ficam os votos de feliz aniversário e prosperidade ao Grupamento.


Carlos Eduardo Borges – Maj. QOBM/Comb.
Comandante do 2º Grupamento de Bombeiro Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário