Backdraft
Fenômeno explosivo que acontece pela entrada de comburente num local em que ele faltava. Pode acontecer por auto-inflamação da fumaça ou por retorno da presença de chamas sobre as brasas.
Sinais possíveis de serem visualizados em um local com risco de backdraft
· O calor é forte, há grande emissão de fumaça;
· As vidraças ficam cobertas de fuligem;
· A fumaça pode apresentar cores estranhas (esverdeada, amarronzada);
· Aspiração de ar na parte baixa, algumas vezes, muito violenta: é o sinal de uma explosão iminente;
· A fumaça sai até pela menor fresta;
· A camada de fumaça se abaixa. Não há mais corrente de convecção. A fumaça sai por baixo das portas;
· Quando os objetos caem, fazem um barulho abafado;
· Lufadas de fumaça saem e entram por baixo da porta de modo cíclico;
· Quando se abre a porta, acontece uma brusca aspiração e a fumaça sai rapidamente;
· A saída de fumaça provoca uma depressão. Há uma aspiração de ar, depois sobre-pressão dentro do local, saída de fumaça e assim por diante.
Há dois modos conhecidos de desencadeamento do fenômeno, mas em todos os casos, na abertura, a corrente de convecção vai recomeçar, pois a má ventilação do local havia aos poucos provocado seu desaparecimento. Este retorno da corrente de convecção é a tradução do termo backdraft (back significa retorno e draft é a forma americana do termo inglês draugt, que significa corrente de ar).
· Se existe dentro de um cômodo uma zona gasosa cuja temperatura é muito elevada, a entrada de comburente fornece o oxigênio que faltava nesta zona, que, portanto, vai pegar fogo. O ar fresco, pesado, entrará no cômodo e vai, progressivamente, nivelar a camada de fumaça.
No momento em que o ar encontra uma zona muito quente (combustível + calor) haverá inflamação da fumaça. Esta inflamação se propagará para o restante do ambiente, acentuando as turbulências e, portanto, a mistura.
· Se o combustível gasoso já está frio demais, o desencadeamento se fará por retorno de chamas sobre as brasas. De fato, as brasas somente não são suficientes. A corrente de ar vai atiçar as brasas e quando elas voltarem a ter chamas, haverá inflamação dos gases e explosão.
Nos dois casos, é o comburente o elemento que faltava.
Para evitar o Backdraft deve-se promover a saída da fumaça pelo teto, suficiente para extrair a fumaça mais rápido do que ela é produzida ou, pelo menos, para diminuir suficientemente sua concentração e resfriar com jato atomizado, por uma abertura rápida de porta ou janela.
Sinais possíveis de serem visualizados em um local com risco de backdraft
· O calor é forte, há grande emissão de fumaça;
· As vidraças ficam cobertas de fuligem;
· A fumaça pode apresentar cores estranhas (esverdeada, amarronzada);
· Aspiração de ar na parte baixa, algumas vezes, muito violenta: é o sinal de uma explosão iminente;
· A fumaça sai até pela menor fresta;
· A camada de fumaça se abaixa. Não há mais corrente de convecção. A fumaça sai por baixo das portas;
· Quando os objetos caem, fazem um barulho abafado;
· Lufadas de fumaça saem e entram por baixo da porta de modo cíclico;
· Quando se abre a porta, acontece uma brusca aspiração e a fumaça sai rapidamente;
· A saída de fumaça provoca uma depressão. Há uma aspiração de ar, depois sobre-pressão dentro do local, saída de fumaça e assim por diante.
Há dois modos conhecidos de desencadeamento do fenômeno, mas em todos os casos, na abertura, a corrente de convecção vai recomeçar, pois a má ventilação do local havia aos poucos provocado seu desaparecimento. Este retorno da corrente de convecção é a tradução do termo backdraft (back significa retorno e draft é a forma americana do termo inglês draugt, que significa corrente de ar).
· Se existe dentro de um cômodo uma zona gasosa cuja temperatura é muito elevada, a entrada de comburente fornece o oxigênio que faltava nesta zona, que, portanto, vai pegar fogo. O ar fresco, pesado, entrará no cômodo e vai, progressivamente, nivelar a camada de fumaça.
No momento em que o ar encontra uma zona muito quente (combustível + calor) haverá inflamação da fumaça. Esta inflamação se propagará para o restante do ambiente, acentuando as turbulências e, portanto, a mistura.
· Se o combustível gasoso já está frio demais, o desencadeamento se fará por retorno de chamas sobre as brasas. De fato, as brasas somente não são suficientes. A corrente de ar vai atiçar as brasas e quando elas voltarem a ter chamas, haverá inflamação dos gases e explosão.
Nos dois casos, é o comburente o elemento que faltava.
Para evitar o Backdraft deve-se promover a saída da fumaça pelo teto, suficiente para extrair a fumaça mais rápido do que ela é produzida ou, pelo menos, para diminuir suficientemente sua concentração e resfriar com jato atomizado, por uma abertura rápida de porta ou janela.
FONTE:
CBMDF - APOSTILA DE COMBATE A INCÊNDIO:
Agradecimentos aos SGT's:
1º Sgt Lisboa Neto
1º Sgt Salazar
1º Sgt Salazar
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