quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Síndrome de Esmagamento (ou Compressão) e de Compartimentação



House - Temporada 6 Episodio 22 Final de temporada - "Help Me"

Na Síndrome de Esmagamento (ou de Compressão) há uma série de mudanças que, se não forem tratadas de maneira rápida e eficiente, podem levar à morte. Por tanto, mesmo que o paciente aparente um bom estado, deve receber atenção médica imediata no local e hospitalização. De acordo com estudos internacionais, os pacientes afetados por esta síndrome, se tratados a tempo e corretamente, têm 60% de probabilidade de recuperação.

Síndrome de Compartimentação:

Trata-se de um aumento de pressão dentro do tecido muscular, que produz dano ao mesmo ou a outras áreas do corpo. Uma de suas causas é a compressão.

Condições para sua existência: São similares àquelas apresentadas na Síndrome de Esmagamento (ou Compressão), com os seguintes efeitos agregados:

• Dor intensa na área comprimida;

• Inchaço;

• Diminuição ou ausência de pulso arterial periférico;

• Diminuição da sensibilidade e da motricidade.

Na Síndrome de Compartimentação é produzida uma diminuição ou ausência de circulação sangüínea grave, ocasionando a morte do tecido lesionado. Uma vez tomadas todas as medidas de assistência médica qualificada imediata é necessário retirar qualquer elemento que comprima a zona afetada.


FONTE:
Manual do Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas - BREC - CBMDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário