sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Formatura 2 GBM. 23.02.2011

 No dia 23 de fevereiro de 2011 foi realizada a Formatura no 2º GBM com a presença do Comandante Operacional, Cel. Blumm, Comandante de Área II - TC Márcio Borges e Comandante do 2º GBM - Major Borges, juntamente com demais autoridades, onde foi apresentada a tropa do Quartel de Taguatinga ao novo Comandante Operacional, bem como assuntos pertinentes ao serviço militar.

 Veja as fotos abaixo da referida formatura:




terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sargento reformado do Corpo de Bombeiros é morto em casa após assalto


Uma tentativa de assalto acabou em tragédia nesta terça-feira (22/2), em Taguatinga Sul. Antoniel Lacerda dos Santos, 64 anos, morreu dentro de casa, na QSF 1, após troca de tiros. Dois homens teriam invadido a casa do sargento reformado do Corpo de Bombeiros, segundo a polícia, atrás de dinheiro e da caminhonete da família, estacionada na garagem. A bala que atingiu Antoniel atravessou o braço direito e entrou no tórax. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O militar reformado lavava o carro na rua e foi abordado ao guardar o veículo, por volta de 12h20. Ele teria dito aos assaltantes que o dinheiro estava no andar de cima, quando pegou a arma e o tiroteio começou. Antoniel foi atingido no primeiro piso. Segundo a polícia, um dos bandidos ficou ferido. No momento do crime, a vítima estava com a esposa e os filhos pequenos, uma menina de 5 e um garoto de 3 anos. A mulher foi atingida por um tiro de raspão e as crianças não se feriram.

A polícia acredita que o crime tenha sido cometido por dois homens. Do local, a dupla levou a chave do automóvel e um par de óculos escuros, ambos largados no meio da rua. Os investigadores ainda não sabem informar se eles levaram dinheiro.

Antoniel trabalhava atualmente como salva-vidas no clube da Portuguesa, no Pistão Sul. Viúvo do primeiro casamento, ele tinha outras duas filhas, já adultas, que não moravam na casa. Com apenas um arranhão, a esposa foi levada à 21ª Delegacia de Polícia (Taguatinga) para prestar depoimento. As crianças estão na casa de parentes.
Fonte:

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Padrão internacional de sinalização para DEA

Diretrizes ICBP para sinalização de DEA - Desfibrilador Externo Automático.
Esta Diretriz pretende fornecer parâmetro para confecção e aplicação da sinalização de DEA, está baseada na publicação oficial do ILCOR comitê Internacional para Consenso em Ressuscitação, cujo comunicado está na integra a seguir.

Conheça o padrão universal de sinalização de DEA, esta é a primeira publicação nacional, redigida conforme padrão mundial ILCOR, texto traduzido da publicação oficial do ILCOR em julho 2008, que apresenta o sinal:


“Para os conselheiros do ILCOR, Conselhos Nacionais de Ressuscitação, fabricantes de DEA, organizações públicas e governamentais.

Caros colegas,
Tenho o prazer de informar que o Comité Internacional para Consenso em Ressuscitação (ILCOR) por unanimidade, aprovou a proposta da Força Tarefa de Sinalização do ILCOR para uma simbologia universal que indique a presença de um Desfibrilador Externo Automático (DEA).
O sinal é concebido em conformidade com a norma ISO 7010 para formas e sinais segurança.
As cores existentes no símbolo estão em conformidade com a norma ISO 3864-3.
Sua abrangência foi testada em conformidade com a norma ISO 9186-1, rev. 2007 e se revelou superior aos planos alternativos.
A sinalização para DEA destina-se a indicar a presença de uma DEA, a localização de um DEA em uma sala, uma cabine com um DEA para uso público ou para indicar a direção a deslocar-se para alcançar um DEA, etc.
Deve assim identificar rapidamente o DEA em local público, para uso imediato em uma vítima de parada cardíaca. Para este efeito, o sinal DEA pode ser combinado com outros símbolos existentes, como um padrão de seta por exemplo.
O simbolo DEA também pode ter acompanhadas pelas letras "DEA" ou equivalentes em outros grupos linguísticos. O uso da expressão "desfibrilador" ou equivalente não é incentivado. Vários exemplos de combinações são mostrados a seguir.
É intenção da ILCOR que este sinal seja adotado mundialmente pelos Conselhos Nacionais que juntos formam ILCOR, e a cada membro do Conselho. O sinal também deve ser assimilado por todos os fabricantes de DEA para o uso com os seus produtos, e pelos fabricantes de sinalização de segurança e emergência. Organizações públicas e os governos devem incentivar a utilização deste sinal universal de DEA.
Esperamos que, este sinal universal de DEA ajude na conscientização da existência de DEA e na rápida implementação do DEA para socorro em emergência de parada cardíaca.

Em nome da Força Tarefa de Sinalização de DEA do ILCOR .
R. W. Koster, presidente”*

*Fonte: ERC European Ressuscitation Council, de 3 de junho de 2008.
Tradução e adaptação para português do Brasil, Prof. Ivan Campos – ICBP


Especificações da sinalização do DEA:
1.O sinal deve ser um quadrado sem letras na cor verde padrão RAL 6032.
2.Este sinal de segurança requer uma cruz no canto superior direito , indicando primeiros socorros, em países cujo este simbolo da cruz é proibido usar a simbologia local como no caso do crescente.
3.O coração e o flash (similar a um raio), são símbolos padronizados .
4.O texto é permitido em uma caixa separada do simbolo para melhorar a compreensão.
5.Usar no texto apenas as letras DEA ou similar no idioma local, não usar expressão “desfibrilador”
6.O Sinal pode ser combinado com outros sinais de orientação como setas de direção.
7.O sinal deve ser colocado em local visível e em tamanho padrão, adequado para boa visualização.



FONTE:

http://www.ivancampos.com.br/leis-normas-dea/408-padrao-internacional-de-sinalizacao-para-dea

AGRADECIMENTOS PELAS INFORMAÇÕES AO 1º SGT BM F ASSIS/CBMDF

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

INFORMATIV​O - SEÇÃO DE TRANSPORTE - GAEPH

O Senhor Ten. Cel. Motta, informa a todos os militares lotado no GAEPH que, tiverem o interresse de tirar habilitação na categoria “ A “ moto, que entrem em contado com o DETRAN através do número 154 e solicite o nome e endereço de uma Auto Escola credenciada próximo a sua residência, para que possam ser executados os exames clínicos e oftalmológicos, de acordo com os quesitos abaixo:
• Poderá o militar ter conhecimento ou não de condução de moto;
• Será cobrado pela clinica um valor relativo aos exames de acordo com especificação do DETRAN;
• Não é necessário exame psicotécnico, caso seja mencionada a necessidade de fazê-lo, informe que devido ao publicado no art. 152 do Código de Transito Brasileiro, os militares ficam isentos de efetuá-los novamente:
• De posse dos resultados dos exames, encaminhá-los a Auto Escola do CEMEV para a montagem do processo;
• O exame será executado exclusivamente na moto 125cc da Auto Escola do CEMEV, por ser esta cadastrada junto ao DETRAN;
• Somente militar poderá utilizar deste beneficio pela Auto Escola do CBMDF;
• As aulas deverão ser de farda;
• Será recolhida uma taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais) na Auto Escola do CEMEV;
• O militar deverá apresentar juntamente com os exames, cópia da RG e CNH caso tenha;
• Somente após estar de posse dos processos montados, a Auto Escola fará uma juntada dos mesmos e marcará as respectivas aulas;
• Os militares após habilitados, poderão passar por uma avaliação prévia para atuarem no Moto Resgate do CBMDF, através da seção de transporte e motos situados no GAEPH;
Mais informações deverão ser colhidas junto ao Senhor Ten. QOBM/Cond. Gontijo no telefone 3901-3626 ou ao Sgt QBMG 2 Danzinger no fone 3901-3592 na própria Auto escola do CEMEV.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

REGULAMENTAÇÃO UNIFORME DE BRIGADISTAS PELO CBMDF


Encontra-se disponível na intranet do 2º GRUPAMENTO DE BOMBEIRO MILITAR DE TAGUATINGA-DF, a Norma Técnica nº 002/2009 que trata da Classificação das Edificações de Acordo com os Riscos no Distrito Federal, aprovada pelo Conselho do Sistema de Engenharia de Segurança contra Incêndio e Pânico do CBMDF, em 21 de maio de 2009 que foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal nº 133, página 14, de 13 de julho de 2009.
Para consulta clique aqui

Para conferir os Uniformes dos Brigadistas aprovados pela DESEG, antiga DST, clique na figura abaixo:

OBS: todas as informações foram obtidas do site da intranet do CBMDF, do DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO (DESEG).

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

INSTRUÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO - ONE SEVEN




Considerando a aquisição do equipamento de espuma de Classe A (ONE SEVEN) recebido para o auxílio no combate à incêndio no socorro operacional do 2º GBM (viatura ASE), este Comando disponibiliza a todos, as principais instruções de funcionamento do referido aparelho.


Importante se faz ressaltar que não se trata de manual oficial, mas tão somente de indicações sobre o melhor funcionamento do aparelho, bem como a indicação dos botões do equipamento.

Para acesso ao documento, clique aqui.

CTOP 2011 - CBMDF

Encontra-se LIVRE PARA DOWNLOAD a ficha de inscrição do CURSO DE TRIPULANTE OPERACIONAL (CTOP/2011) disposta no Boletim Geral do CBMDF nº 23 de 03 de fevereiro de 2011.

Para acesso à Nota de Instrução que se encontra no anexo 01 do Boletim, bem como a ficha de inscrição - Clique aqui