segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Padrão internacional de sinalização para DEA

Diretrizes ICBP para sinalização de DEA - Desfibrilador Externo Automático.
Esta Diretriz pretende fornecer parâmetro para confecção e aplicação da sinalização de DEA, está baseada na publicação oficial do ILCOR comitê Internacional para Consenso em Ressuscitação, cujo comunicado está na integra a seguir.

Conheça o padrão universal de sinalização de DEA, esta é a primeira publicação nacional, redigida conforme padrão mundial ILCOR, texto traduzido da publicação oficial do ILCOR em julho 2008, que apresenta o sinal:


“Para os conselheiros do ILCOR, Conselhos Nacionais de Ressuscitação, fabricantes de DEA, organizações públicas e governamentais.

Caros colegas,
Tenho o prazer de informar que o Comité Internacional para Consenso em Ressuscitação (ILCOR) por unanimidade, aprovou a proposta da Força Tarefa de Sinalização do ILCOR para uma simbologia universal que indique a presença de um Desfibrilador Externo Automático (DEA).
O sinal é concebido em conformidade com a norma ISO 7010 para formas e sinais segurança.
As cores existentes no símbolo estão em conformidade com a norma ISO 3864-3.
Sua abrangência foi testada em conformidade com a norma ISO 9186-1, rev. 2007 e se revelou superior aos planos alternativos.
A sinalização para DEA destina-se a indicar a presença de uma DEA, a localização de um DEA em uma sala, uma cabine com um DEA para uso público ou para indicar a direção a deslocar-se para alcançar um DEA, etc.
Deve assim identificar rapidamente o DEA em local público, para uso imediato em uma vítima de parada cardíaca. Para este efeito, o sinal DEA pode ser combinado com outros símbolos existentes, como um padrão de seta por exemplo.
O simbolo DEA também pode ter acompanhadas pelas letras "DEA" ou equivalentes em outros grupos linguísticos. O uso da expressão "desfibrilador" ou equivalente não é incentivado. Vários exemplos de combinações são mostrados a seguir.
É intenção da ILCOR que este sinal seja adotado mundialmente pelos Conselhos Nacionais que juntos formam ILCOR, e a cada membro do Conselho. O sinal também deve ser assimilado por todos os fabricantes de DEA para o uso com os seus produtos, e pelos fabricantes de sinalização de segurança e emergência. Organizações públicas e os governos devem incentivar a utilização deste sinal universal de DEA.
Esperamos que, este sinal universal de DEA ajude na conscientização da existência de DEA e na rápida implementação do DEA para socorro em emergência de parada cardíaca.

Em nome da Força Tarefa de Sinalização de DEA do ILCOR .
R. W. Koster, presidente”*

*Fonte: ERC European Ressuscitation Council, de 3 de junho de 2008.
Tradução e adaptação para português do Brasil, Prof. Ivan Campos – ICBP


Especificações da sinalização do DEA:
1.O sinal deve ser um quadrado sem letras na cor verde padrão RAL 6032.
2.Este sinal de segurança requer uma cruz no canto superior direito , indicando primeiros socorros, em países cujo este simbolo da cruz é proibido usar a simbologia local como no caso do crescente.
3.O coração e o flash (similar a um raio), são símbolos padronizados .
4.O texto é permitido em uma caixa separada do simbolo para melhorar a compreensão.
5.Usar no texto apenas as letras DEA ou similar no idioma local, não usar expressão “desfibrilador”
6.O Sinal pode ser combinado com outros sinais de orientação como setas de direção.
7.O sinal deve ser colocado em local visível e em tamanho padrão, adequado para boa visualização.



FONTE:

http://www.ivancampos.com.br/leis-normas-dea/408-padrao-internacional-de-sinalizacao-para-dea

AGRADECIMENTOS PELAS INFORMAÇÕES AO 1º SGT BM F ASSIS/CBMDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário